Pular para o conteúdo principal

Falsificações

Muito se tem o que falar de falsificações de selos, mas podemos dividir os selos falsos em duas principais categorias:

- Selos para fraudar o correio
- Selos falsos com finalidade de enganar filatelistas


Os selos falsos para fraudar o correio, que cumprem sua missão como pequenos criminosos colados em cartas, (na verdade criminosos são os que os fazem) são raros. Por serem raros é que justamente se tornam algo muito interessante. Na filatelia brasileira temos alguns casos interessantes, como o selo falso de Betim (selo regular que circulou em Betim-MG), o falso Paraná (da série Madrugada Republicana, no início do século XX), e um dos mais recentes episódios foi com um selo regular há alguns poucos anos atrás. Inclusive nesse caso o falsificador teve um erro de digitação na legenda do selo, o que facilitou a descoberta da falsificação.
É lógico que selos falsificados para fraudar o correio, mas que não circularam, não devem nem ser considerados, mas de alguma forma, os selos que circularam têm valor como item colecionável para os interessados.

Quanto aos selos falsificados para enganar colecionadores, esses realmente não têm nenhum valor filatélico. De qualquer forma, são vendidos como facsímiles (réplicas) ou às vezes, de má-fé, encontram-se muitos selos na internet à venda como sendo selos verdadeiros mas são falsos. Há que se tomar muito cuidado com isso. Às vezes não é nem má-fé, é ignorância de quem vende, mas realmente é uma situação complicada, pois incorre em muito prejuízo para os colecionadores mais desavisados.

Cabe ressaltar que os falsos de Jean de Sperati são exceção. Sperati dedicou sua vida a ser um dos grandes falsários filatélicos, e suas peças se encontram com valor muito elevado. Mas se trata de valorizar a arte, a semelhança que ele conseguia obter dos selos verdadeiros. A julgar pela qualidade da falsificação, os selos de Speratti são obras de arte em miniatura. Ele falsificou os nossos olhos-de-boi, entre outras peças clássicas do mundo todo. Grande artista, Sperati.

Eu queria comentar sobre o que poderia ser considerada uma subclasse dos selos falsificados para enganar colecionadores: aqueles que são peças verdadeiras, mas têm suas características modificadas no intuito de serem mais valorizadas. Vou explicar com três exemplos práticos:

- Um olho-de-boi cujo carimbo verdadeiro foi removido quimicamente e sobre o qual se aplicou um carimbo falso;

- Os famosos denteados dos selos verticais e coloridos do Império, que têm a sua grande maioria com a denteação falsificada;

- Peças filatélicas que foram compostas de selos e envelopes, obliteradas novamente, para gerar franquias mistas, raras, inexplicáveis.

O primeiro exemplo, do olho-de-boi, me fez uma quase vítima. E junto comigo, um monte de gente.
O meu primeiro olho-de-boi eu comprei surradinho, coitado, com aminci, furo, etc, afinal com 20 anos de idade a gente não tem uma renda boa pra fazer tamanho investimento ainda. Quando realmente comecei a ganhar meu salário, depois de me formar, pensei: chegou a hora de me dar de presente um olho-de-boi daqueles, caprichados, que se pode considerar uma peça de luxo.

Não entendo muito de carimbologia, mas sei dizer quando esse ou aquele carimbo é importante numa peça, ainda que não saiba precisar seu valor. Num dos meus comerciantes e amigos de grande confiança, deparei com um olho-de-boi 60 réis extremamente simpático, para não dizer pomposo. Margens perfeitas, nenhum aminci, impressão forte, coisa bonita mesmo. Ele ostentava AQUELE carimbo "Ceará", em vermelho sangue, 90%. Estava caro, mas ainda razoável pela qualidade da peça. Pensei: é esse. Lá foram 4 prestações, como uma poupança para o futuro.

Recebi o selo e pensei ter sido a melhor compra de uma peça filatélica que eu tinha feito. Mas passou um mês, e fuçando a literatura filatélica científica que me apraz, encontrei um artigo de grande pesquisador filatélico  sobre falsificações e montagens de peças do Império. O mesmo artigo foi publicado em revista internacional, que reúne artigos de grandes experts sobre falsificações filatélicas. Uma das peças mostradas no artigo era exatamente o selo que eu comprei! E a conclusão: "Selo autêntico, mas carimbo falso". Ora, o carimbo Ceará não constitui tamanha rareza, mas em vermelho-sangue!, não se conhecia nenhuma obliteração. Ademais, o carimbo estava realmente esquisito, muito diferente do carimbo Ceará em preto encontrado em selos e sobrecartas. Mas se dependesse só de mim? Se não houvesse um catálogo de carimbos, um artigo como aquele... o selo estava aqui brilhando no meu álbum.

Na minha cabeça veio: "Nem tudo o que reluz é ouro".
Perdi meu dinheiro? É claro que não, afinal não comprei o selo em qualquer lugar e sim num comerciante muito bom, que também não havia percebido que se tratava de uma falsificação. Tive meu dinheiro de volta, e lamentei, porque a peça era boa mesmo, mas não valia a pena ficar com ela pelo preço que paguei, nem como referência.

Curiosidade: Passaram-se dois anos, e o selo apareceu em um leilão. Encontrei a foto do malandro (o selo) no catálogo, e imediatamente me comuniquei com o leiloeiro, que me contou que não tinha conhecimento de que era carimbo forjado, mas foi comunicado do fato e retirou prontamente a peça do leilão.

Às vezes eu penso: naquela época eu podia ter ficado com a peça. Afinal o selo era verdadeiro, e estava muito bom. Seria no mínimo uma peça interessante para figurar num cantinho da coleção, como um alerta para o futuro. E me veio à cabeça a questão: até que ponto os selos verdadeiros ou peças forjadas por mal-intencionados devem ser valorizados? Afinal, um dia elas foram peças filatélicas honestas, não? É justo expurgá-las, extingui-las?
Quando comercializada, até que ponto ela deve ser financeiramente valorizada? Como referência ou resgatando a sua existência como peça legítima?

Fica aí a questão, e a lição para se tomar muito cuidado com o que parece muito bom, muito raro. Nem todo comerciante idôneo e honesto tem experiência técnica para dizer se aquela ou essa peça é falsa, principalmente nesses casos complicados. Por isso sempre é bom consultar um expert. Vale a pena pagar por um certificado para dormir tranquilo. E assim a filatelia investigativa e os "causos" filatélicos vão fazendo história.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Postagem de 2004 - Agradecimento e reprodução de artigos de Dorvelino Guatemozim

Gostaria de fazer um agradecimento especial ao Sr. JORGE LUIZ SILVESTRE, ilustre filatelista e atual responsável pelo rico acervo da Sociedade Filatélica Ponta-grossense, a propósito, a mais antiga do Paraná, que, infelizmente, no momento, está sem sede, devido à falta de vontade política e ignorância desta administração em relação à importância do colecionismo. O Sr. Jorge fez a gentileza de emprestar-me alguns exemplares da revista "Brasil Philatelico", do Clube Filatélico do Brasil, do período de 1934 a 1937, além da raríssima e importantíssima obra "Tosquias Filotélicas" , de Dorvelino Guatemozim, que contém uma seleção peculiar de artigos e registros da vida filatélica desta marcante e polêmica celebridade da "filotelia" brasileira. De ambas as obras selecionarei, entre muitos, os artigos e partes mais relevantes e curiosas que despertem o interesse de vocês, visitantes, a fim de contribuir, mesmo que humildemente, para o seu maior conhecimento em

O novo catálogo RHM

Este mês tivemos um lançamento muito importante para a nossa filatelia: o catálogo RHM 2010. Atualizadíssimo, traz todas as cotações da maioria dos selos brasileiros e tem novas seções que não tinha na edição anterior. Um timing perfeito: O catálogo saiu do prelo até antes da data anunciada. Por volta de 11 de maio já se tinha acesso a ele. E ele está tendo dois lançamentos oficiais: Brasília e Rio de Janeiro, em dois eventos filatélicos de grande importância: Encontro de Colecionismo e Encontro Internacional de Filatelia, respectivamente. Qualidade gráfica impecável: O pessoal que editou o catálogo e a gráfica deu duro para a edição sair mais bonita que a anterior, e valeu: a qualidade do papel, capa e impressão são impecáveis. Nota dez! As cotações: Acompanhando o mercado filatélico, houve um aumento nas cotações dos selos em geral, mantendo mais ou menos a mesma margem de aumento da edição anterior. Colecionar selos no Brasil, especialmente os clássicos e comemorativos ant

Nota sobre a interrupção das atividades da Sociedade Filatélica Ponta-Grossense, divulgada em 2004.

Reproduzo aqui apelo feito em 2004 a respeito da interrupção das atividades da Sociedade Filatélica Ponta-Grossense em 2000, no site Raphael Salem Filatelia. Até o momento (dezembro de 2014), 14 anos se passaram e nada foi feito pela política local a fim de encontrar uma nova sede para a Associação. Infelizmente são poucos os filatelistas ponta-grossenses em atividade, tendo também faltado engajamento e disponibilidade para retomar as atividades desta instituição. Ponta Grossa, 03 de fevereiro de 2004. Como filatelista e ponta-grossense, gostaria de registrar minha indignação a respeito da situação da Sociedade Filatélica Ponta-Grossense.  Em primeiro lugar, para quem não sabe, a SFP - Sociedade Filatélica Ponta-Grossense, fundada em 1938, é a mais antiga do Paraná, ainda mais antiga que a Soficur, de Curitiba, e que diversos clubes filatélicos que estão funcionando regularmente nestes nossos tempos.  Ponta Grossa é uma cidade antiga e importante do sul do Brasil, cons